10 alimentos que ajudam a emagrecer

A perda de peso envolve diversos fatores, como a prática adequada de exercícios físicos associada com alimentação balanceada e equilibrada, priorizando o consumo de alimentos saudáveis e naturais e restringindo aqueles ricos em gorduras trans, sódio, aditivos alimentares e açúcar.


Alguns alimentos possuem benefícios que podem contribuir para o emagrecimento saudável, mas é importante ressaltar que sozinhos não fazem milagres, por isso, precisam estar associados com uma reeducação alimentar. Confira os principais:

Aveia:

Cereal com alto valor nutricional, rico em vitaminas e minerais, como as vitaminas do complexo B e silício, importante na formação de colágeno. A aveia é rica em fibras solúveis, como a betaglucana, que forma um gel no estômago em contato com a água e promove aumento da saciedade, reduzindo a fome e o consumo alimentar.


Chá verde:

De origem oriental, é extraído da planta e já é bem conhecido por seus benefícios para a saúde. Por conter cafeína em sua composição, tem ação estimulante e termogênica e, por isso, favorece a queima de gordura, facilitando o emagrecimento, quando associado com atividade física.


Chá de hibisco:

Obtido a partir da planta , possui ação antioxidante, diurética (que diminui o inchaço) e levemente lipolítica, reduzindo o acúmulo de gordura. As antocianinas, responsáveis pela coloração vermelha do hibisco, favorecem a circulação sanguínea, melhorando a oferta de oxigênio e nutrientes para os tecidos, dessa forma, além de contribuir para perda de peso, também ajuda no combate à celulite.


Canela:

Além de sua ação termogênica, que ajuda na queima de gordura, a canela ainda favorece a ação da insulina nas células, melhorando o controle da glicose sanguínea e diminuindo a vontade de comer doces. Pode ser consumida com frutas, shakes ou até na forma de chá de canela.


Quinoa:

É um dos únicos cereais que fornece proteína de alto valor biológico, ou seja, todos os aminoácidos essenciais que não podem ser produzidos pelo organismo e devem ser obtidos pela alimentação, sendo excelente opção para veganos e vegetarianos. Por ser rico em fibras, estimula a função intestinal e aumenta a saciedade, reduzindo o consumo alimentar.


Chia:

De origem mexicana, a chia é uma semente pequena que, após ingerida, entra em contato com a água e forma um gel viscoso que promove sensação de saciedade, além de favorecer o funcionamento intestinal. Pode ser consumida com frutas, sucos, shakes ou em receitas.


Óleo de coco:

Extraído a partir da polpa do coco, é fonte de gorduras boas que são rapidamente utilizadas como fonte de energia, não sendo estocadas no organismo, por isso, possui ação termogênica quando associado com a prática de exercícios físicos.


Biomassa de banana verde:

A biomassa de banana verde é obtida a partir da polpa de banana antes de amadurecer, por isso, não tem odor e nem sabor característico, podendo ser usada em preparações doces ou salgadas. Por ser rica em fibras, promove sensação de saciedade e pode ser consumida em shakes, sopas, caldos e bolos.


Gengibre:

Apresenta diversos benefícios, tem ação anti-inflamatória, expectorante, digestiva e termogênica, estimulando a queima de gordura. Pode ser consumido na forma de chás, em receitas doces ou salgadas e em água aromatizada.


Shakes:

Os shakes são formulados com um mix de nutrientes, carboidratos, proteínas e gorduras boas, com objetivo de substituir parcialmente as refeições por quem deseja emagrecer. Podem ser opções mais saudáveis em momentos que não há muito tempo para preparar uma refeição elaborada, e podem ser combinados com frutas. O ideal é que não sejam consumidos por muito tempo e, preferencialmente, com orientação de nutricionista.




Suchá antioxidante e diurético

1 xícara (chá) de infusão de hibisco

1 fatia de melancia cortada em cubos

1 colher (sopa) de biomassa de banana verde

1 colher (chá) de gengibre ralado

10 folhas de hortelã

Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma em seguida, preferencialmente sem coar.


referência: www.natue.com.br

Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Dra. Isabelle Zanoni
Arquivo
Tag Cloud
Dra. Isabelle Zanoni :: Nutricionista Esportiva : Perdizes/SP

Eu posso lhe atender nos seguintes locais:

Consultório

Rua Fabia, 759 - Vila Romana

AP Academia

Rua Ribeirão Vermelho, 459 - Pirituba

Agende sua Consulta!

Telefone: (11) 99301-0889

contato@conceitovitamine.com

Para Consultorias em Saúde, Palestras, Eventos e Cursos, entre em contato por e-mail

Siga nas Redes Sociais a Isabelle Zanoni

Facebook Isabelle Zanoni
Instagram Dra. Isabelle Zanoni

Todos os direitos reservados.