QUERO EMAGRECER MAS NÃO CONSIGO!!!

Bom, se você decidiu começar a sua dieta e tem tentado seguir as instruções de dietas de revista o motivo é mais fácil de explicar do porque não está dando certo.


Muitas dietas da moda, citadas em revistas não científicas, prometem um emagrecimento rápido... não vou dizer que não é tentador, mas posso te assegurar que você terá bastante dificuldade de adesão e quanto aos resultados... bom, podem não ser os esperados.


Essas dietas podem ser consideradas falíveis por vários critérios, como por exemplo:

1 – não levam em conta o seu dia-a-dia, nem o que você gasta no dia e nem o que você precisa consumir no dia. Nós nutricionistas chamamos de gasto energético e necessidades nutricionais individuais e devemos sempre levar isso em conta.


2 – ela também não leva em consideração seus hábitos alimentares, imaginou que desagradável consumir algo que você não gosta por muito tempo? Acho que você não deve ter suportado por muito tempo essa ideia de dieta.

Agora uma questão a se pensar, se sabemos que toda ação tem uma reação, e portanto tudo que ingerimos desencadeará algo, você não ficaria preocupada em fazer algo que não sabe bem o motivo e sequer a pessoa que lhe passou essa instrução estudou para isso? Porque não seguir uma orientação segura e que traga benefícios consistentes? E aí? Esse era o seu caso? Está pronta(o) para ser uma pessoa mais crítica(o) e seguir instruções de uma profissional de saúde habilitado?

Você sabia, por exemplo, que o Nutricionista é o profissional qualificado para falar de alimentação, elaborar um plano dietético e contribuir com a reeducação alimentar?

Diversos estudos, nacionais e internacionais, apontam que a dietoterapia é considerada uma forma eficaz de tratamento para a redução/manutenção do peso e inclusive pode trazer outros benefícios à saúde favorecendo a qualidade de vida.

A dietoterapia para uma pessoa acima do peso apresentará uma quantidade calórica menor do que a de uma pessoa sadia, contudo sem restrição severas de calorias ou redução drásticas de nutrientes, pois caso contrário poderia promover a redução de peso junto à água, eletrólitos e massa muscular com menor perda de tecido adiposo, e este não é o melhor cenário.

Portanto, a intervenção nutricional saudável a se fazer deve inclusive englobar uma redução lenta de peso, com o consumo alimentar adequado, promovendo por meio da reeducação alimentar, mudanças comportamentais gradativas.

Não vou te iludir e dizer que a reeducação alimentar é algo fácil, essa mudança não vai acontecer do dia para a noite, mesmo porque você pode ter passado muito tempo com hábitos não tão sadios. Mas não se preocupe, como já explicamos é melhor que essa transação seja lenta e gradual com efeitos positivos à rápido e com prejuízos.

Um dos recursos muito utilizados inclusive para a perda de peso é o estabelecimento de horários fixos para a alimentação, o fracionamento da dieta, com consumo de 5 a 6 refeições por dia, com volumes reduzidos para que se mantenha/ atinja o peso saudável.

Quanto a dieta, ela serve apenas para um indivíduo, já que levamos em conta seu dia-a-dia, seu metabolismo, seu gasto, sua ingestão, sua preferência então nada de generalizar, se você está seguindo uma dieta, tenha certeza que ela é SUA.

Quanto a orientações gerais e que podem ser aplicadas a indivíduos com excesso de peso, temos:

1) não fique sem comer, isso não vai te fazer emagrecer pois com jejum prolongado você pode exagerar na próxima refeição e favorecer a sobrecarga metabólica, e assim a sobra será armazenada como gordura porque o corpo está com “medo” de você ficar sem comer por muito tempo, então ele estoca.

2) dentre as 5/6 refeições diárias não pule as 3 refeições principais (café da manhã, almoço e janta).

3) atenção/reduza o consumo de gorduras saturadas, devem ser menor que 10%das Kcal/dia.

4) atenção/reduza o consumo de açúcar, carboidrato refinado e sódio.

5) evite/reduza a ingestão de gorduras trans.

6) aumente a quantidade de fibra na sua alimentação, 20 a 35 g/dia auxiliam na diminuição da absorção de glicose e lipídios dia dieta.

7) inclua de 2 a 3 porções de peixe/ semana, pelo benefício do ômega 3 que tem propriedade anti-inflamatória.

8) utilize produtos lights/diets com moderação.

Agora, para o cálculo das suas reais necessidades você deve seguir uma dieta adequada com base em uma intervenção nutricional, realizada pelo profissional nutricionista.


KLACK, Karin; CARVALHO, Jozélio Freire de. A importância da intervenção nutricional na redução do peso corpóreo em pacientes com síndrome do anticorpo antifosfolípide. Rev. Bras. Reumatol., São Paulo, v. 48, n. 3, p. 134-140, Jun 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0482-50042008000300002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 Fev. 2016.

LIMA, Ana Valéria da Silva et al. Teor Calórico e de macronutrientes de dietas veiculadas em revistas femininas não científicas impressas. R. Interd. v. 8, n. 4, p. 135-142, out. nov. dez. 2015.

MOHSEN, Abir Youssef; DOS SANTOS, Clenise Capellani. Relação entre o desjejum, sobrepeso e dificuldade de emagrecer. Seminário Científico de Nutrição, v. 1, n. 2, 2010. Disponível em: <http://intranet.uniamerica.br/site/revista/index.php/secnutri/article/view/109>. Acesso em: 15 Fev 2016



Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
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Dra. Isabelle Zanoni :: Nutricionista Esportiva : Perdizes/SP

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