Você conhece os benefícios da biomassa de banana verde? Confira!

A polpa de banana verde, mais conhecida como biomassa de banana verde, não apresenta sabor e é um excelente espessante para receitas. Trata-se de uma massa com alto teor de amido resistente, que dificulta a absorção de gorduras, como também a de açúcar, sendo, portanto indicado aos diabéticos, aos que tem colesterol alto ou sofrem de prisão de ventre. Além disso, o amido resistente também tem efeito antidiarreico.

Os frutos ainda verdes são ricos em flavonoides, os quais atuam na proteção da mucosa gástrica, sendo que a banana verde, especificamente, é rica em vitaminas A, B1, B2, ácido nicotínico, além de sódio, potássio, manganês, cobre, fósforo, enxofre, cloro e iodo, vitaminas e minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo.


Você pode adquirir a biomassa em pontos de vendas específicos ou, ainda, produzi-la você mesmo em sua casa.


Veja a receita:


Receita de biomassa de banana verde


Ingredientes

1 cacho de banana verde (não pode estar em processo de amadurecimento)


Modo de preparo

Lave bem as bananas verdes com as cascas e coloque-as em uma panela de pressão com água fervente (é necessário para cobrir todas as bananas). Cozinhe as bananas com casca por 8 minutos, desligue o fogo e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas por mais 12 minutos. Após o cozimento mantenha as bananas na água quente. Aos poucos, vá descascando uma a uma e coloque imediatamente no processador ou no liquidificador para bater.


Dica: A polpa precisa estar bem quente para não esfarinhar. Este processo deve ser feito com a banana nanica, se possível orgânica.


Quanto ao seu consumo, não há restrições. Desde que usada em proporções corretas, pode ser agregada à maioria das receitas, em particular àquelas mais simples, como sucos e vitaminas. Pode substituir a batata em sopas, nhoques, massa para tortas, rosquinhas e uma variada gama de doces e salgados. Confira a receita de vitamina com banana verde:


Vitamina com biomassa de banana verde


Ingredientes

1 copo de leite de soja

1 banana madura

4 morangos

1 colher de sopa de linhaça

1 colher de sopa de biomassa de banana verde


Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, acrescente pedras de gelo e bata até ficar homogêneo.


Agora, já sabe! É só incluir esse alimento potente em receitas tradicionais do dia a dia para obter diversos benefícios!


Até a próxima!


Equipe de Nutrição

Nutricionista Isabelle Zanoni

Estagiárias de Nutrição Débora Kiss e Camila Torres


Referências:

RAMOS, D.P. e col. Amido resistente em farinhas de banana verde. Alim. Nutr. v.20, n.3. Araraquara, 2009.

RANIERI, LUCAS Menezes; DELANI, Tieles Carina De Oliveira. Banana Verde (Musa Spp): Obtenção Da Biomassa E Ações Fisiológicas Do Amido Resistente. Revista Uningá. Vol.20, n.3, pp.43-49. Out- Dez, 2014.

RG NUTRI. Banana verde. Disponível em: http://www.rgnutri.com.br/sqv/curiosidades/bv.php. Acesso em 04/11/2015.


Nutricionista Esportiva graduada pelo Centro Universitário São Camilo com extensão em Home Care e Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, especialista na área de Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Certificada em Advanced Nutrition Specialist pela IFBB Academy.
Palestrante em diversos eventos e docente do curso técnico do Hospital Israelita Albert Einstein.
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