O que é frutose?
A frutose é um monossacarídeo presente, principalmente, nas frutas. Alguns vegetais podem possuir de 1 a 2% de seu peso na forma de frutose livre e mais 3% na forma de sacarose (junção da glicose com a frutose). A ingestão moderada de frutose, presente nos alimentos naturais, é benéfico para o organismo, sendo importante elemento energético. A frutose é um carboidrato simples que pode servir de substituição a outros carboidratos da dieta.
Assim como outras fontes de carboidratos, a frutose presente na fruta é uma fonte energética, podendo ser utilizada antes dos treinos para melhor rendimento ou em outros momentos do dia para abastecer o organismo, garantindo energia ao longo do dia. A frutose é uma boa fonte pré treino pois possui baixo índice glicêmico e rápida absorção.
Um fato importante é que, atualmente, muitos alimentos industrializados possuem frutose de adição. Essa frutose é feita em laboratórios e não é a mesma encontrada nas frutas (natural). A frutose de adição deve ser evitada ao máximo e está presente em produtos como bebidas processadas, molhos, enlatados, cerais matinais, bolachas, entre outros.
A presença de frutas na sua dieta garante a energia proveniente da frutose, bem como vitaminas e minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo.
Referencias bibliográficas
GAINO, Natalia Moreno; SILVA, Marina Vieira da. Consumo de frutose e impacto na saúde humana. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, v. 2, n. 18, p.88-98, jan. 2011.
BARREIROS, Rodrigo Crespo; BOSSOLAN, Grasiela; TRINDADE, Cleide Enoir Petean. Frutose em humanos: efeitos metabólicos, utilização clínica e erros inatos associados. Rev. Nutr., Campinas, Campinas, v. 3, n. 18, p.378-389, maio 2005.
SÁ, Clodoaldo Antônio de; FERNÁNDEZ, Juan Marcelo; SILVA-GRIGOLETTO, Marzo Edir da. Respostas Metabólicas à Suplementação com Frutose em Exercício de Força de Membros Inferiores. Rev Bras Med Esporte, Santa Catarina, v. 16, n. 3, p.176-181, jun. 2010.