O estado de deficiência nutricional ocorre quando a ingestão de nutrientes não corresponde aos requerimentos para saúde ideal de um indivíduo. A medida que a ingestão de nutrientes se torna deficiente, o organismo se acomoda às alterações na oferta de nutrientes, reduzindo a função, o tamanho ou o estado dos compartimentos afetados do corpo.
Quando as reservas nutricionais estão depletadas ou a ingestão é inadequada para satisfazer as necessidades metabólicas diárias, desenvolve-se um estado de desnutrição.
Alguns exemplos de deficiências nutricionais:
Existem outros sintomas relacionados à deficiências nutricionais, e por isso é ideal que todos passem por uma triagem nutricional periódica ao longo da vida, por um nutricionista treinado para a realização de avaliações nutricionais regularmente. E essa triagem precede o processo de cuidados nutricionais prestados por um nutricionista.
Não faça o auto-diagnóstico de deficiências nutricionais, e muito menos se auto-medique ou auto-suplemente. Procure um profissional que pode lhe avaliar individualmente.
Referências:
HAMMOND, Kathleen A. Ingestão: análise da dieta. In: MAHAN, L. Kathleen; ESCOTT-STUMP, Sylvia; RAYMOND, Janice L.. Krause: alimentos, nutrição e dietoterapia. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. Cap. 22, p. 129-143.