A mastigação pode ser caracterizada como a ação de morder, triturar e pasteurizar o alimento. É considerada a função mais importante, pois corresponde à fase inicial do processo digestivo e tem como objetivo a degradação mecânica dos alimentos, reduzindo-os a um tamanho adequado para serem deglutidos. Manter mais o alimento na boca, ou seja, mastigar por um maior tempo faz com que salivemos mais, e a saliva contem enzimas digestivas que ajudam no início do processo de digestão. Quanto mais saliva, mais úmido o bolo alimentar, facilitando sua passagem para o esôfago.
Outro benefício de se mastigar por mais tempo é que o seu cérebro tem tempo de sinalizar ao intestino que a comida está chegando, isso faz com que você evite comer em excesso e também irá liberar substâncias que trarão saciedade, ambos favorecendo no controle de peso.
A digestão caracteriza-se pela quebra do alimento em seus constituintes mais simples capazes de serem absorvidos pelo organismo por meio do sistema digestivo. Ao mastigar o alimento haverá maior área de contato disponível para as enzimas agirem dentro do estômago. Uma boa digestão irá permitir que as vitaminas e os minerais do alimento sejam liberados para serem absorvidos pela mucosa intestinal.
Além disso, o ato de se alimentar vai se tornar mais prazeroso, pois quando você se dedica a mastigar lentamente os sabores únicos de cada alimento vão se tornar mais perceptíveis, o que dificilmente ocorre quando se come com pressa.
Ou seja, mastigar de forma correta e mais lentamente os alimentos irá favorecer não somente na redução de peso, mas também aspectos como digestão e absorção dos nutrientes, por isso mastigue de forma constante, devagar e de boca fechada para evitar que o ar entre, até que você sinta que o alimento perdeu sua textura inicial. É muito importante engolir todo o alimento antes de partir para outra garfada.
Algumas dicas são: não coma com pressa, reserve um tempo para sua alimentação, corte a comida em porções menores, mastigue bastante pois o número de mastigação varia dependendo do alimento, tenha consciência de que o alimento deve estar totalmente dissolvido, engula lentamente e termine totalmente a mastigação antes de colocar mais comida na boca.
APOLINÁRIO, Roberta Menegheli et al.Mastigação e dietas alimentares para redução de peso. Rev CEFAC. v. 10, n.2, p. 191-199. 2008
SILVA, Martha Aparecida Pruner da. O INÍCIO DO PROCESSO DE MASTIGAÇÃO. 2001. 47 f. Monografia (Especialização) - Curso de Motricidade Oral, Cefac, Itajaí, 2001