top of page
  • Foto do escritorIsabelle Zanoni

Carboidrato simples ou complexo? Entenda a diferença e a atuação de cada um sobre a sua saúde


Os carboidratos são compostos extremamente abundantes na natureza e amplamente consumidos na dieta humana, sendo essenciais para suprir as necessidades energéticas orgânicas.


Atualmente, os efeitos do consumo de diferentes tipos de carboidratos sobre a saúde humana vêm sendo bastante discutidos, buscando recomendações diárias de ingestão que previnam carências nutricionais e/ou o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, por exemplo.


Os carboidratos podem ser classificados de diversas maneiras. A que abordaremos no presente texto é a classificação entre carboidrato simples x carboidrato complexo, devido ao papel de cada um na dieta.


Os chamados simples são digeridos e absorvidos rapidamente, produzindo um aumento súbito da taxa de açúcar no sangue. Já os complexos são digeridos e absorvidos lentamente, ocasionando aumento pequeno e gradual dessa taxa. Confira alguns exemplos de alguns desses carboidratos:


Carboidratos simples

Mel

Xarope de milho

Leite e derivados

Doces concentrados

Produtos industrializados que contenham açúcar (glicose)


Carboidratos complexos

Arroz integral

Pão integral

Massas integrais

Fibras alimentares (presentes em vegetais e frutas, por exemplo)


Os carboidratos complexos são, geralmente, os mais recomendados na dieta, justamente por não causarem aumento súbito da taxa de açúcar no sangue e ainda auxiliarem na redução do colesterol sanguíneo e também na diminuição de absorção de açúcar – principalmente pela ação de determinadas fibras alimentares.


As fibras alimentares ainda promovem benefícios como a nutrição das células intestinais, prevenindo inflamações e certos tipos de câncer como o de cólon, atuam como reguladoras do trânsito intestinal, melhorando quadros de prisão de ventre e, pelo fato de possuírem pouquíssimas calorias, são adotadas na prevenção ou no tratamento da obesidade. Muitos benefícios!


Mas, atenção! Nem todos os carboidratos simples devem ser excluídos da dieta, até mesmo porque alguns deles, como a lactose e sacarose, estão presentes em alimentos benéficos para a saúde, como o leite e seus derivados e o mel. As frutas, inclusive, possuem frutose (um carboidrato simples) ao mesmo tempo em que são ricas em fibras alimentares. Portanto, a palavra é: bom senso!


Tenha uma alimentação balanceada, variada em alimentos e cores, contando sempre com a ajuda de um nutricionista.

457 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page