Com o aumento do número de indivíduos que sofrem, atualmente, com o excesso de peso e doenças associadas, aumenta também a busca por uma orientação nutricional adequada.
Em adultos, a primeira etapa do atendimento nutricional se dá através da avaliação do seu estado nutricional. Como? Através de parâmetros antropométricos, clínicos, bioquímicos e dietéticos, devendo sempre levar em conta o histórico clínico e familiar bem como os fatores de riscos aos quais o indivíduo possa, eventualmente, estar exposto.
Na avaliação antropométrica, consideram-se o peso, estatura, circunferências corporais (como a de cintura, por exemplo) e dobras de gordura. A partir dos resultados, analisa-se a composição corporal, ou seja, quantidade corporal de gordura, massa livre de gordura, água e conteúdo ósseo, e também a distribuição dessa gordura.
Mas por quê?! Primeiramente, para estabelecer os objetivos da intervenção dietética, como ganho de massa muscular ou perda de gordura corporal, por exemplo. A distribuição da gordura corporal também deve ser analisada, visto que o acúmulo de gordura na região abdominal pode trazer mais riscos à saúde.
A partir daí, no planejamento e elaboração da dieta, existem recomendações específicas para o consumo de energia e nutrientes. Em populações saudáveis, são utilizados cálculos que possuem variáveis como gênero e idade para determinar qual deverá ser a ingestão calórica do indivíduo. Já a distribuição aceitável dos nutrientes mais comuns da dieta fica na seguinte proporção:
Fonte e proporção aceitável de energia proveniente dos nutrientes:
Proteínas: 10 – 35%
Lipídios: 20 – 35%
Carboidratos: 45 – 65%
Além destes, existem outros nutrientes como fibras, vitaminas e minerais que possuem recomendações específicas de consumo para que, na dose certa, promovam benefícios ao organismo sem gerar efeitos colaterais.
Tudo entendido?! Na dúvida, a melhor opção é sempre consultar um nutricionista! Ele é o único profissional capacitado para desenvolver um cardápio que respeite suas necessidades energéticas e de nutrientes. Lembre-se que cada organismo trabalha de uma forma diferente, daí a importância do atendimento personalizado.
Trate bem da sua saúde através de uma alimentação saudável e balanceada e só resultados positivos surgirão!
Até a próxima!
Equipe de Nutrição
Isabelle Zanoni, Débora Kiss e Camila Torres